Ao Longo Dessa Semana Muita Gente Só Falou Sobre Jaraguá E Carnaval, Mas Algo Bem Importante Teve IníCio No Dia De Hoje: O IníCio Das Aulas Na Rede Estadual

ArnóBio Chagas-Cavalcanti


twitter thread from ArnóBio Chagas-Cavalcanti




Ao longo dessa semana muita gente só falou sobre Jaraguá e Carnaval, mas algo bem importante teve início no dia de hoje: o início das aulas na rede estadual. Aproveitando o momento comentarei sobre alguns indicadores educacionais do estado usando um documento feito no passado.
Aqui vai um spoiler:
(1) Temos algumas redes municipais de destaque nacional no fundamental.
(2) A transição do Fundamental pro Médio é um problema geral, mas em AL esse problema é pior do que a média.
(3) Alguns indicadores de AL estão muito fora de linha em relação à média.
(1):
Pela medição do IDEB, algumas redes municipais de AL têm apresentado resultados bastante exitosos ao nos últimos anos. Coruripe, Teotônio Vilela e Jequiá são destaques nacionais.

Vale a pena assistir o documentário sobre Coruripe que passou na CNN:
Ao longo dessa semana muita gente só falou sobre Jaraguá e Carnaval, mas algo bem importante teve início no dia de hoje: o início das aulas na rede estadualAqui vai um spoiler:
(1) Temos algumas redes municipais de destaque nacional no fundamental

Ao analisarmos a qualidade do Ensino Médio, o padrão geográfico do Ensino Fundamental não se mantém. A perda de qualidade na transição para o Ensino Médio já é um problema geral, mas veremos a seguir que o resultado de AL destoa bastante do resto do país. (1):
Pela medição do IDEB, algumas redes municipais de AL têm apresentado resultados bastante exitosos ao nos últimos anosAo analisarmos a qualidade do Ensino Médio, o padrão geográfico do Ensino Fundamental não se mantém
(2):
Para medir a transição, foi feita uma correlação entre as notas (matemática e português) do fundamental e do ensino médio nos municípios de cada UF.
Se a correlação é alta, o desempenho dos estudantes do fundamental dessa UF se assemelham bastante aos estudantes do médio.
O resultado indica que Alagoas tem a menor correlação do Nordeste. Em média, 10% a mais de aprendizado de matemática no Fundamental está correlacionado com 2% de aumento em Matemática no Médio.

Fazendo o mesmo exercício no Brasil inteiro, AL só fica a frente do Amapá. (2):
Para medir a transição, foi feita uma correlação entre as notas (matemática e português) do fundamental e do ensino médio nos municípios de cada UF

(3):
O que pode estar por trás disso?
Possivelmente a complexidade na gestão escolar. O INEP esse indicador levando em conta o porte da escola, etapas ofertadas pela escola e turnos. À medida que essas variáveis aumentam, mais difícil é a gestão escolar e maior o índice.
Com relação a esse indicador de complexidade na gestão escolar, AL destoa absurdamente de todas as UF’s do Brasil. No gráfico abaixo, AL é representada pela linha preta e pontilhada. Aproximadamente 50% das escolas de AL são de complexidade média ou alta. O resultado indica que Alagoas tem a menor correlação do Nordeste
Obs: isso é apenas uma correlação. É provável que outros fatores que afetam tanto o aprendizado quanto a gestão escolar possam explicar essa dificuldade na transição.
(4)
Por fim, também é preciso esperar a edição do IDEB 2023 para medir eventuais efeitos da expansão das matrículas em tempo integral e do cartão escola 10.

Leave a Reply

Your email address will not be published.